quarta-feira, 25 de maio de 2011

"A Rapariga que Sonhava com uma Lata de Gasolina e um Fósforo" - Stieg Larsson

Título: "A rapariga que sonhava com uma lata de gasolina e um fósforo"
Autor: Stieg Larsson
Tradutor: Mário Dias Correia
Editora: Oceanos
Edição: 3.ª Edição
Páginas: 611


Sinopse:

"Depois de uma longa estada no estrangeiro, Lisbeth Salander regressa à Suécia, cede o pequeno apartamento onde vivia à sua amiga Miriam Wu, e instala-se luxuosamente numa zona nobre da cidade. Pela primeira vez na vida é economicamente independente, mas cedo percebe que o dinheiro não é tudo: não tem amigos nem família e está só. Mikael Blomkvist, que tenta contactar Lisbeth Salander durante meses, sem sucesso, desiste e concentra-se no trabalho. À Millennium chegou material para uma notícia explosiva: o jornalista Dag Svensson e a sua companheira Mia Johansson entregam na editora dois documentos  que provam o envolvimento de personalidades importantes numa rede de tráfico de mulheres para exploração sexual. Quando Dag e Mia são brutalmente assassinados, todos os indícios recolhidos no local do crime apontam um suspeito: Lisbeth Salander. O seu passado sombrio e pouco convencional não abona a favor da sua imagem e a polícia move-lhe uma implacável perseguição. Lisbeth Salander, que está disposta a romper de vez com o passado e a punir aqueles que a prjudicaram, tem agora de provar a sua inocência e só uma pessoas parece disposta a ajudá-la: Mikael Blomkvist que, apesar de todas as evidências, se recusa a acreditar na sua culpabilidade."

Opinião:

Se no primeiro livro de Stieg Larsson, fiquei um pouco desiludida, com este segundo fiquei bastante agradada.

A história centra-se em Lisbeth Salander, que ao longo do livro nos vai dando a conhecer a sua história, fazendo com que o leitor simpatize e empatize com a personagem. 

Acusada de um triplo homicídio, Lisbeth é obrigada a viajar ao seu passado e a enfrentar os fantasmas que a perseguem. Só Mikael Blomkvist, com quem ela cortara o contacto há um ano, se recusa a aceitar a sua culpabilidade, e continua a procurar o seu paradeiro. Quando descobre o local onde Lisbeth tem vivido, ela já desaparecera. Será tarde de mais?

Prós: A escrita e o desenrolar dos acontecimentos fazem com que o leitor se envolva na narrativa.

Contras: A personagem de Lisbeth, é uma personagem cativante, mas em determinados momentos assume características de quase super herói, pouco convincentes e realistas.

Sem comentários:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin